sábado, 9 de abril de 2016

A Invenção do Senhor Ministro

Após um período solitário, um período em que me sentia invisível, como que numa ilha deserta, surpreendi-me com pessoas no meu blog. Não sei como é que elas cá chegaram, mas noto-as por aqui, entrando e saindo, fazendo a sua vida normal, como se eu cá não estivesse. Atordoado com as mudanças, avanço, primeiro a medo, observando-as dissimulado por trás das letras, seguindo-as discretamente até aos seus blogs, conhecendo-as, apesar delas não parecerem notar-me, nem ver-me, nem ouvir-me, numa espécie de existência cruzada em que o meu espaço-tempo não se cruza com o espaço-tempo dos outros, e percebo finalmente que se tratam de fantasmas, avatares que se movimentam como pessoas reais, que tem ideias, deixam comentários, que têm um mundo armazenado nos seus blogs, pronto para ser repetido sempre que assim se entenda, mas que na verdade não passam de uma projecção. E foi então que me deparei com um dilema: contemplar eternamente este mundo ou inserir-me nele e deixar-me aprisionar? Optei pela segunda hipótese, mas as consequências são imprevisíveis.

19 comentários:

  1. A Secretaria da Secretaria do Senhor Ministro9 de abril de 2016 às 21:40

    Maria Alice, esqueceu-se dizer ao Senhor Ministro que os mandatos são para quatro anos? Meu deus,que incompetência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rute Micaela, quem é que deixou a porta aberta? Não tem chão para encerar, vidros janelas para lavar?
      Sabe bem que o cargo do Senhor Ministro é inerente à sua pessoa, não se esgota em mandatos de duração limitada. É-o por berço, desde nascença, e assim morrerá (daqui e muitíssimos anos, evidentemente). Ministro congénito, como as doenças, salvo seja, Senhor Ministro, que o sei cheio de saúde.

      Eliminar
    2. Ah, bom, que susto! Bem me parecia que uma vez investido, para sempre Ministro, que este anel que aqui trago no mindinho, com o brazão do Ministério, era uma garantia inelutável!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Peninha?! Que saudades! Venham de lá esses ossos!

      (ainda bem que já está recuperado!)

      Eliminar
  3. Os meus parabéns, senhor ministro.
    Tantas palavras e nenhuma é obscena.
    (Até estou desconfiada que foi a Maria Alice que redigiu este comunicado)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje tomei os comprimidos, Cuca. Estou a levar o tratamento muito a sério.

      Eliminar
    2. Não, cidadã Cuca. Limitei-me a dactilografar as palavras que o Senhor Ministro me ditou com segurança, voz máscula e em tom viril. Não que fosse necessário, o Senhor Ministro tem uma caligrafia indefectível.

      Eliminar
    3. Capitã Cuca, Maria Alice! Não confundir com cidadã Cuca. Essas intimidades deixam-me constrangida.

      Eliminar
    4. Maria Alice, o que lhe passou pela cabeça para se dirigir à Capitã Cuca nesses moldes? Vá já para dentro!

      Eliminar
  4. Não sabe como elas cá chegaram?? Pois se Vocência faz um barulho danado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora Uva Passa, não tenho culpa que os meios de comunicação social façam ecoar todos os passos do Ministro...

      Eliminar
  5. Sabe Senhor Ministro, finalmente percebi quem a Maria Alice me faz lembrar: a Mulher do Senhor Ministro, aquela série da televisão. O que é uma grande chatice, porque cada vez que ela fala, e não são assim tão poucas vezes, vem-me à lembrança a Ana Bola, e uma pessoa cada vez que entra num blog, levar com a Ana Bola...por Deus...tenha piedade!
    Essa mulher não tem férias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas? Mas a mulher do senhor ministro é que mandava nele, era ela quem punha e dispunha, em casa e no ministério, o pobre Vítor de Sousa não tinha poder de decisão nenhum.
      Senhor Ministro, diga-me que não é assim, por favor. Ai que rasgo já o meu cartão!

      Eliminar
    2. E aqui quem achas que manda? Abre os olhos Mirone, abre os olhos!

      Eliminar
  6. ó Danieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeela! Danieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeela! Anda cá comentar este post se fazes o favor. Estou com curiosidade.

    ResponderEliminar
  7. Será que à semelhança d'A Invenção de Morel, vive entre alucinação e realidade, Senhor Ministro?
    Duvida da existência de uma mulher por quem se possa enamorar nesta ilha que são os blogs? Não duvide, essa mulher existe. Algures numa caixa de comentários há-de encontrá-la, bem real. Mais, acredite que está muito próxima, é uma questão de estar atento e perceberá de onde vem a voz e o canto que o seduz, a quem pertence a sombra que o intriga. Esteja atento, observe tudo quanto o rodeia, como se um enigma tivesse e resolver. Quando por fim conseguir decifrar o enigma, verá que ela esteve sempre aqui, e poderá ficar para sempre com a sua amada.

    Daniela Elizabete ;)

    ResponderEliminar